O CRC32 (CRC é a abreviação em inglês de "Cyclic Redundancy Check") é um algorítimo utilizado para detecção de erros em arquivos digitais. Através de um software especializado, é possível verificar e comparar a integridade dos dados de um arquivo original e as suas cópias.

Ao verificarmos o CRC32 de um arquivo original, será gerada uma sequência hexadecimal composta por 8 caracteres (letras e números), e podemos utilizá-la como um referencial da seguinte maneira: caso uma cópia desse arquivo esteja incompleta ou corrompida, essa cópia não terá uma sequência de CRC32 igual a do arquivo original, indicando que nela há erros que irão comprometer a sua utilização. Geralmente, esses erros são causados por interrompimentos no momento do download do arquivo, que acaba sendo transferido de forma incompleta.

Há outros algorítimos com a mesma finalidade, mas o CRC32 é atualmente o mais utilizado pelos fansubs. Aqui no fansub, o arquivo de mídia dos animes são disponibilizados com a sua sequência CRC32 em seu título, como por exemplo:

[IzumiFansub] KiniroMosaic - 01 (BD 1920x1080 x.264 FLACx2) [DBFA1A12]

■ Vermelho: nome do fansub;
■ Azul: título do anime;
■ Verde: número do episódio;
■ Amarelo: origem do raw do episódio (BD = Blu-ray);
■ Ciano: resolução do episódio;
■ Roxo: codec de vídeo do episódio;
■ Rosa: codec de áudio do episódio;
■ Castanho: sequência CRC32;

Por isso, é importante que você tenha instalado um verificador CRC32 no dispositivo em que você assiste seus animes. Aqui no meu computador Windows, eu utilizo o AS-CRC32 (você pode fazer o download dele aqui) e no meu tablet/smartphone Android eu utilizo o Hashr - Checksum & Hash Digest Calculator (você pode fazer o download dele aqui). Ambos são gratuitos, mas o app para Android exibe anúncios.

■ Tutorial: verificando a integridade de um episódio


Eu estarei mostrando aqui como verificar a integridade de um episódio com o AS-CRC32, mas esse procedimento é praticamente o mesmo em qualquer software do gênero, até mesmo no app para o Android que citei anteriormente.

■ Abra o AS-CRC32 e clique em "Browse". Irá abrir uma outra janela na qual você irá selecionar o episódio que você baixou.


■ Com o episódio já selecionado, clique em "Calculate".


■ O programa carregará o arquivo e irá gerar a sequência CRC-32 do episódio que você baixou no campo "CRC32 Value:".


■ Copie e cole a sequência disponibilizada no título do episódio baixado ou no post desse mesmo episódio aqui no blog no campo "CRC32 Compare Value:". Caso os valores estejam iguais, será exibido um "Ok!" na cor verde, significando que o episódio está em perfeito estado e você poderá assisti-lo sem que ocorra nenhum problema. Caso contrário, será exibido um "N/A" na cor vermelha. Nesse caso, tente baixar o episódio novamente.


■ Observação importante:


Se você baixou episódio ao menos três vezes e o erro ainda persiste, comunique na aba "Quality check" aqui no blog, pois há chances do episódio ter subido com algum erro, e nesse caso tentarei consertar o mais rápido possível.